quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O QUE É UM CAFAJESTE?

Cafajeste é um nome que está associado de certa forma a características um tanto pejorativas, mas que de certa forma, para alguns homens pode parecer um elogio. Talvez cafajeste seja o masculino de safada, ou quem sabe até, libertina. Mas a questão não é qual o feminino de cafajeste, e sim, o que exatamente é. Se você estivesse andando no meio da rua, e de repente alguém lhe parasse e perguntasse "Hey, o que é cafajeste?", você saberia guiar essa pessoa pelo caminho da luz e do saber?

Algumas mulheres poderiam simplesmente dizer que se trata de um homem que encanta, seduz e depois destrata. Mas aí estaríamos falando de um nicho ecológico, o que ele faz, e não o que é, na essência da palavra.

Então poderíamos procurar algumas características que pudessem atribuir e complementar esse adjetivo. Ser cafajeste é ser sedutor? Talvez sim, talvez não (mais a frente responderei com maior exatidão). Ser cafajeste é ser desleal? Acredito que não. Ser cafajeste é ser trapaceiro? Também sinto que não. Ahh, já sei! Ser cafajeste é ser homem? "Muito provavelmente", você pensa.

Apensas procurando palavras ao vento para descrever é difícil dizer o que é um cafajeste. Então vejamos, quem nós temos como referência à um cafajeste? Eu citaria James Bond de primeira. Acho que Charlie Harper - e Sheen também - deve entra nessa conta.Hmm, Hank Moody com certeza faz parte desta lista. Talvez o ex-namorado de alguma amiga que você conheça. Ou quem sabe até mesmo alguém na sua família.


Talvez algumas mulheres diriam que ser cafajeste é seduzir e depois desfazer-se da mulher. Além de outras características um tanto pessimistas como infiel, cachorro, safado, imprestável, abusado, canalha, pilantra, desgraçado e em casos extremos até filho da puta (O que a mãe tem haver?). Alguns podem achar que cafajeste e canalha são sinônimos, mas não são. Embora um cafajeste possa ser um canalha.

Canalha é o cara que destrata pelo prazer de fazer mal, ou olhando somente para suas ambições. O canalha é aquele tipo de homem que não está interessado nos sentimentos e emoções da mulher. Ele elogia dá emoções boas não porque se importa, mas pela sensação de controle e poder que isso deixa nele. Canalhas se prendem em relacionamentos sérios com maior frequência que um cafajeste, não pelo compromisso, mas porque ele está disposto a tudo para levar quem ele quer para cama. Mas não preciso dizer que esse compromisso aos olhos dele é totalmente de fachada né? Isso é também um conselho para as mulheres que forçam compromissos: relacionamento é algo que tem que partir da vontade dos dois, e não da sua greve de sexo.

                              Mas afinal de contas, o que é um cafajeste?

Ser cafajeste é ser um homem apaixonado. O problema - ao menos nos olhos delas - é que essa paixão é igualmente dividida entre todas as mulheres. Cafajestes dificilmente se prendem a relacionamentos sérios, pois adoram a conquista e amam dar prazer as mulheres - ao contrário do canalha que só está preocupado com os prazeres dele.

Quando digo que um cafajeste não gosta de relacionamentos sérios, não é porque ele é incapaz de gostar de uma mulher. É porque ele é incapaz de gostar de apenas uma única mulher. É como forçar alguém a comer só um prato todo dia. Você pode até adorar comer feijão, mas se comer feijão todo dia, hora ou outra você cansa, concorda?

Porém isso não muda o fato de que cafajestes amam estar ao lado de mulheres, dar-lhes momentos agradáveis e sempre que possível desfrutar de suas companhias. 
Cafajestes não mentem (a menos que estejam sendo pressionados). Um cafajeste não pedirá uma mulher em namoro, a menos que realmente esteja engajado nesta ideia e disposto a levar o relacionamento a sério. O que pode acontecer é de um cafajeste ser arisco, e estar sempre na evasiva quando esse assunto pinta no ar. Mas ele faz isso porque gosta de estar ao lado da mulher, mas não quer nada sério.

Cafajestes são charmosos e sentem prazer pela conquista. Não é a toa que cafajestes adoram as mulheres mais difíceis. Eles gostam pois a dificuldade do jogo torna o prêmio mais prazeroso, e o jogo da conquista é divertido se a mulher também souber jogar (Quando digo isso, não tem nenhuma relação com cu-doce ou se fazer de difícil).

O sonho de toda mulher é botar um cafajeste na coleira. Isso pois cafajestes são homens que sabem como tratá-las e dar-lhes bons momentos, mas como disse, não querem nada sério. E isso as enlouquece - principalmente as mais possessivas e ciumentas - que acabam fazendo joguinhos e manipulações afim de fazê-lo optar pela aliança.

Mas uma má notícia meninas: o verdadeiro cafajeste dificilmente lhe pedirá em namoro. E quando digo dificilmente, é difícil mesmo. E mesmo que hora ou outra o fizesse, acabaria ficando infeliz com o tempo, levando o relacionamento a falência. Porque isso é levá-lo ao oposto de sua natureza. Como engaiolar um passarinho.

Portanto essa definição de cafajeste é também subjetiva: pois homens que amam à todas as mulheres existem aos baldes. Mas podem ter certeza, que aqueles que gostam de dar prazer a elas e ser livres ao mesmo tempo, são poucos, mas são bons no que fazem.

Um comentário: